Cleriston Andrade era pastor protestante, muito ligado, a politica. Com apoio de Antônio Carlos Magalhães, ganhou o posto de prefeito de Salvador, e tendo conquistado a simpatia do povo foi indicado pelo PDS( partido democrata socialista) com o apoio de Antônio Carlos Magalhães, para o cargo de governador do estado.
Durante a campanha eleitoral para governador da Bahia em 1982, em circuito de helicóptero, numa manhã chuvosa, e de pouca visibilidade, bateu, em um morro em Itapetinga, interior da Bahia, tendo morrido toda comitiva, o filho de Magalhães, Luiz Eduardo, deveria estar junto com a comitiva, mais escapou da morte, porque cansado do comício da noite anterior, que se prolongou até de madrugada, cedeu seu lugar ao jornalista Joel Presidio. Os correligionários políticos da época, resolveram prestar uma homenagem, a Cleriston, construindo um monumento numa praça de Salvador, na confluência das ruas Adhemar de Barros e Garibaldi.
O monumento foi idealizado pelo famoso escultor Mario Cravo Junior, escultor, gravador, desenhista e professor, nasceu em 13 de abril de 1923
1 – Identificação
Especie: Memorial
Título: Memorial a Cleriston Andrade
Autor: Mario Cravo Junior
Ano : 1983
Origem: Bahia-Brasil
Propriedade: prefeitura municipal de Salvador
Nenhum comentário:
Postar um comentário