
O Belíssimo monumento ao Dois de Julho,fica localizado, a avenida 7 de setembro, no largo Campo Grande, da cidade de Salvador na Bahia. Foi inaugurado na data ao qual se originou o nome (02 de Julho) do ano de 1895, em homenagem a entrada do exército pacificador em Salvador,em 2 de julho de 1823,onde foi decretada a independência da Bahia, que ainda se mantinha sob o domínio dos portugueses, mesmo após as declaração de independência do Brasil.
Para escolher a localização do monumento ao Dois de Julho,que homenagearia os heróis da independência baiana,no final do século XIX,foi feito uma eleição publica,comandada pelo “Jornal de Notícias",na época o povo escolheu o Campo do Barbalho, com 16.191 votos. Foram 8.251 votos para o Campo dos Mártires e 7.846 para a Praça Duque de Caxias (atual Campo Grande). Porem mesmo perdendo a eleição popular, a "Comissão do Monumento ao Dois de Julho" decidiu que a Praça Duque de Caxias era o melhor local para abrigar o monumento.
Em sua inauguração Alexandre Freire Maia Bittencourt, engenheiro responsável pela obra, publicou e distribuiu um folheto descritivo, que relatavam aos visitantes todos os detalhes e significados dos símbolos utilizados para os seus visitantes.
O monumento é todo feito em Bronze, com placas de mármore de Carrara, medindo 25,86m de altura, tendo símbolos, quadros e alegorias que representam batalhas campais, heróis que trabalharam em prol dessa emancipação, os principais rios baianos, "o São Francisco" e "o Paraguaçu", além da” Cachoeira de Paulo Afonso”. Dentre os símbolos e representações presentes neste monumento de grandioso valor histórico, um dos mais mencionado entre os festejos ao 2 de julho,é o caboclo, um índio, com
Ao redor do monumento, esta um mosaico formado por variadas cores, em mármore de Carrara, todo fechado por um gradil em ferro fundido, onde estão localizadas as armas da republica e da cidade. Em um segundo passeio, recoberto por mosaicos em mármore preto, cinza e branco, foram montados oito candelabros, com sete metros de altura cada um, em ferro fundido, bem trabalhado e que são acesos todos os dias à noite.

Um comentário:
Salvo enganou ou distração , não consegui localizar o nome do autor e a história do monumento em si , que gostaria de conhecer em detalhes.Onde ele foi esculpido ? Como chegou até aqui ?
Postar um comentário